Trata-se da lógica básica envolvida em um processo de programação.
Isto é, reconhecer os ‘comandos’ que podem ser utilizados, organizá-los
em uma sequência lógica e compilar os dados (ou ‘dar start’ no
movimento do robozinho) para acompanhar o resultado.
À primeira vista, pode parecer complexo para crianças, mas o jogo é
um sucesso. Jovens em dezenas de países já estão aprendendo o básico da
programação por meio de um jogo estimulante e muito divertido. “Se você
colocasse diante dos alunos 10 operações na lousa para resolver com
lápis e papel, faziam três. Agora, no iPad, fazem 100”, conta a
professora espanhola de matemática Dácil González, em entrevista ao
jornal El País sobre o uso do Lightbot em sua classe.
Exemplo
de uma das fases mais fáceis do Lightbot para crianças, mas que já
demonstra a lógica da programação. À direita, no quadro ‘Main’ em
amarelo, há sequência de comandos para movimentar o robozinho rosa.
Entre os comandos podemos ver o ‘P1’, que nada mais é do que um processo
constituído de quatro comandos ‘ir para a frente’, como mostra o quadro
‘Proc1’ da imagem. Os conceitos básicos de programação de software
estão aí, de maneira lúdica e divertida.
O Lightbot possui versão em português. Para testar o joguinho no computador e na língua nacional, entre neste site e clique nas bandeiras, conforme indicado, para selecionar o idioma.
UM PROJETO MUNDIAL PARA ENSINAR A CRIANÇADA A PROGRAMAR
O joguinho Lightbot e dezenas de outras iniciativas que unem tecnologia, diversão e educação fazem parte do projeto global ‘Hour of Code’,
ou ‘A Hora do Código’, em sua versão em português. Este é um projeto
iniciado em 2014 com o intuito de estimular ‘crianças’ de 4 a 104 anos a
estudar, por pelo menos 1 horinha, como se programa computadores. E
isso geralmente nas escolas, dentro da sala de aula, em um ambiente
guiado e focado no aprendizado.