LIGHT BOT


Trata-se da lógica básica envolvida em um processo de programação. Isto é, reconhecer os ‘comandos’ que podem ser utilizados, organizá-los em uma sequência lógica e compilar os dados (ou ‘dar start’ no movimento do robozinho) para acompanhar o resultado.
À primeira vista, pode parecer complexo para crianças, mas o jogo é um sucesso. Jovens em dezenas de países já estão aprendendo o básico da programação por meio de um jogo estimulante e muito divertido. “Se você colocasse diante dos alunos 10 operações na lousa para resolver com lápis e papel, faziam três. Agora, no iPad, fazem 100”, conta a professora espanhola de matemática Dácil González, em entrevista ao jornal El País sobre o uso do Lightbot em sua classe.



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Exemplo de uma das fases mais fáceis do Lightbot para crianças, mas que já demonstra a lógica da programação. À direita, no quadro ‘Main’ em amarelo, há sequência de comandos para movimentar o robozinho rosa. Entre os comandos podemos ver o ‘P1’, que nada mais é do que um processo constituído de quatro comandos ‘ir para a frente’, como mostra o quadro ‘Proc1’ da imagem. Os conceitos básicos de programação de software estão aí, de maneira lúdica e divertida.
O Lightbot possui versão em português. Para testar o joguinho no computador e na língua nacional, entre neste site e clique nas bandeiras, conforme indicado, para selecionar o idioma.



LIGHTBOT - seleção de idioma 
 

UM PROJETO MUNDIAL PARA ENSINAR A CRIANÇADA A PROGRAMAR

O joguinho Lightbot e dezenas de outras iniciativas que unem tecnologia, diversão e educação fazem parte do projeto global ‘Hour of Code’, ou ‘A Hora do Código’, em sua versão em português. Este é um projeto iniciado em 2014 com o intuito de estimular ‘crianças’ de 4 a 104 anos a estudar, por pelo menos 1 horinha, como se programa computadores. E isso geralmente nas escolas, dentro da sala de aula, em um ambiente guiado e focado no aprendizado.





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